sábado, 30 de maio de 2009

Chame o Stylist


Há tanta informação em se tratando de tendências que bureau de tendences virou uma especialidade de outra área. Constanza Pascolato descreve isso muito bem (só ela consegue) na Vogue deste mês. Se tiver muito perdida ou perdido chame o stylist...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

L'Officiel


A revista L'Officiel Brasil do mes de maio (edição 31) está particularmente bela. Além de contemplar o ano da França no Brasil, traz matérias com talentos mineiros, um lindo ensaio sobre fetiche e uma homenagem a Clodovil. Há também um editorial luxo chamado jazzy, um visão dos anos 20 muito bem montada pelo stylist Rodrigo Polack. Cada cantinho tem um brinde especial, incluindo a ilustração na presença de Catarina Gushiken.

domingo, 17 de maio de 2009

Pop Art


Ao escrever o post abaixo e fazer o link com a conceituação proposta pela Wikipédia sobre Pop Art, percebi que a versão em português está incorreta. O conceito do que é o movimento artístico da Pop Art é muito mais profundo ou arregimentado do que o que está lá descrito. Há, também, uma diferença muito grande entre o movimento iniciado no final dos anos 50 em sua origem (EUA e Inglaterra) e o que ele provocou no resto do mundo, em particular nas sociedades latino americanas. Seria melhor chamarmos de Arte Pop no Brasil, aquilo que geramos e percebemos por aqui (um ato antropofágico). Entre a natureza da representação metalinguística ou da performance das novas mídias e sua apropiação por sociedades como a nossa, vemos essas particularidades. Aqui a representação é mais panfletária, mais tropicalista ou como chama Frederico Morais de arte "Hot" em detrimento da arte "cool" Norte Americana.
Para quem quiser saber mais:
Aracy Amaral, Mário Pedrosa, Hélio Oiticica, Frederico Morais e Ferreira Gullar são algumas das leituras obrigatórias.

O Desenho


Desde o advento da Pop Art que o emprego de materiais alternativos tomou espaço no mundo das artes. Hoje é notório o retorno do desenho nas revistas e publicações de moda e o experimentalismo ganha força nas formas expressivas de representação. O Pop em seu sentido amplo é parte da natureza do homem contemporâneo.
Marta Konarzewska
Jansson Stegner
Czadu
Geraldine Georges

Moda em Notícias.


A Erika Palomino está um show em notícas de moda. A Lilian Pacce publicou uma entrevista muito legal com AH.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

linhas e mais linhas


Das linhas lindas para se ver: Patrícia Caetano &
Jana Magalhães

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Links para traços mil


Sítios legais para uma visita de inspiração.
Antoinette Fleur
Kathy Wyatt"
SandraSuy

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Alfabeto GHI


Hubert de Givenchy, famoso por vestir Audrey Hepburn; Hussein Chalayan e Issey Miyake.

domingo, 10 de maio de 2009

Anos 80 II


Como tendências são várias, percebemos também o retorno dos movimentos de contracultura dos 80, que coroariam alguns aspectos dos anos seguintes em moda: o movimento punk, new góticos, street style e toda a onda que seguiria depois,como o fenômeno da costumização e das redes fast fashion; essas que se adaptaram pela democratização dos valores e dos costumes. Passado e presente se comunicam. Outra fonte pesquisada, é a linha près-du-corps, com o retorno de Hervé Leger e uma possibilidade de leituras fetichistas que vieram de Mugler, Montana, Alaia e Moschino. Falei a respeito aqui. Parece que a vez do fetiche fica pra depois...a pegada mais forte são as matérias da contra cultura e sua estranheza chic e o bon ton das pin-ups, Gildas e o new-new-look.

Anos 80


Os anos 80 estão como um foco de tendência em moda. Neste caso em muitas vertentes (música, arte, decoração, design). Em moda do vestuário vejo dois segmentos distintos. Um é que; sendo os anos 80 inspirados pelos anos 40, e do ponto de vista da estética do produto atual (modelagem e reprodução), esta mesma década de 40 é mais visível. Como é pouco usual fazer se análises comparativas entre as imagens produzidas no campo da moda, essa percepção passa despercebida. Menos comum também é fazer análises críticas tendo como base o ponto de vista histórico. Talvez, por que os anos 80 estão mais próximos e vividos inclusive por muitos que atuam hoje em moda, a abordagem mais fácil seria essa comparação com a estética de 30 anos atrás. Particularmente vejo um comportamento visual, de uma mulher mais chique, mais enriquecida de detalhes pontuais como mangas, ombros, cabeça e cintura. Não são as ombreiras agigantadas e literais o ponto do produto, apesar de ter sido reavivado por muitos designers, mas a colocação deste ombro que são ampliados pelo trato na “cabeça das mangas”. Do mesmo modo vemos repetida a mistura de algumas estampas (composê de estampas de bicho e formas gráficas), os sapatos plataformas, tecidos com toques acetinados e drapeados, além de algum acessório como turbantes e laços maiores que arrematam o figurino. Vejo essa descrição em propostas já filtradas nos editoriais das revistas. Por outro lado, o emprego da matéria têxtil é a mesma que se usavam nos 80, como o moletom e o jeans, transformados em produtos mais elaborados em certas coleções.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Desenho sem parar


Mais alguns links sobre desenho e ilustração de moda.
June Leeloo
Petra Dufkova
Naja Conrad Hansen
Jason Thielke

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Alfabeto DEF


Agora; para ler Christian Dior, Emílio Pucci e Fendi.

Grupo Linha


O Grupo Linha - grupo de pesquisa da imagem e palavra da UFMG, expõe neste mês de maio em Milão. O evento acontece pela Istituto Brasile Italia - IBRIT. A curadoria é de Maria do Céu Diel e de Sebastião Miguel.

sábado, 2 de maio de 2009

Tricô na parede



Peças de tricô que são trabalhadas na pesquisa de uma coleção foram colocadas em molduras, de modo que podemos visualizar e observar todo o processo. A escolha das texturas, dos jacquards e das cores. Juntei os pedaços e orientando alguns estudantes o trabalho saiu. Agradeço ao Arízio Melo, a Susana Bastos e a Liliane Queiróz pelo material.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Arte em Tricô


Aproveitando os resíduos dos estudos de tricôs, montei esta peça que foi sendo construída por um processo similar ao da moulage. Uma estética rococó. Os testes vieram da Coven e a peça pode ser vista na exposição Arte Têxtil.