segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A Moda em Sistema

 

Em se tratando de um sistema que passa por mudanças relacionadas ao comportamento e relacionando se ao produto, a moda que há algum tempo era o discurso de um criador (estilista/designer)e onde sua criação movia se e disseminava se com uma aceitação bastante eloquente, percebemos que essa figura hoje praticamente desapareceu. Digo que desapareceu em força, porque por outro lado ele/criador se mutiplicou em quantidade. A qualidade certamente é questionável, uma vez que há mais reproduções que originalidades. Nesse novo ambiente a que se estreitou a moda, pertecente a grupos de administratores no topo da hierarquia capitalista e incluindo suas investidas no mercado de ações, a democratização do sistema alastrada como tal é, mina o produto artesanal. Poucos fazem e muitos vendem. O sistema impera numa política organizada e optimizada que inclui uma rede mundial e daí encontramos os mesmos produtos - das lojas de departamento do mundo aos camelôs. Neste novo mercado há uma super valorização a ações do marketing como as da rede de lojas H&M, American Apparel entre outras que, se por um lado deixa os produtos sem valor material suficiente, aplica os conceitualmente de valores inclusivos, principalmente o de estar na moda (a um preço muito barato). Creio que um certo desapontamento virá a envolver nos em novo critério: A figura ou os criadores que fazem e operam de fato suas criações terão valores de procura e o mercado da quantidade fácil pulverizada e parecidas não arcará com seus investimentos. Ou melhor seria se uma equananimidade entre os dois lados se apresentasse. Há mais vendedores de produtos do que fabricantes de produtos e nesse sistema a alta costura viu se oca. Uma nova relação entre espécie e produto e valores de vida pode ser o ponto da retomada da antiga e eficiente forma da moda.
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2 comentários:

Paulo Babboni disse...

Arrasou... (como sempre!)

Paulandre disse...

Obrigado! =)