terça-feira, 22 de junho de 2010

Yes, nós damos banana!


As confortáveis posturas das concepções estéticas de alguns designers brasileiros puderam ser vista na última edição do SPFW. Fora do senso comum das tendências vigentes, alguns designers, seguros de seus estilos, se jogaram nas passarelas, sendo admirados, aplaudidos e sedimentando aquilo que fazem bem: arte.
André Lima sempre foi “gauche” quanto a isso, faz o que quer e faz bem. Preencheu os espaços de muitas formas e cores exageradas, uma deliciosa viagem construtiva para deleite da moda. Casada com alguns movimentos artísticos, suas criações fazem com que a moda assim, em seu devir particular, ou melhor, dever, o de reacender qual fênix, o sabor do que é melhor revisitado e adequadamente apropriado, com sintomas do luxo para quem veste e para quem olha.
Samuel Cirsnansk carrega em seu vestuário, tal qual um artista carrega em sua palheta. Ousa e consolida sua registrada marca pessoal. Estabelece uma performance fremente, uma adição entre arte e arte aplicada.
Ronaldo Fraga é um designer tarimbado. Experiente com construções e passarelas, trabalhou a renda de forma espetacular e desejável. Modernizou as peças colocando desta vez o conteúdo na roupa e menos no espetáculo. Particularmente achei desnecessário as cabeças parecidas com Lady Gaga e que chama muita atenção desviando o olhar do vestuário. Pesou na mão somente na “beleza” das modelos e suas perucas e óculos feios; itens que desvalorizam a composição. Espero assim ver em editoriais próximos, pessoas vestidas com suas criações para deleite maior de tão belas criações.
Sim, nós demos uma banana às tendências mais óbvias e nossos corações fazem chica-chica-boom.

4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o texto!
Damos a minima para tendencias tb!
bjo Paulo
Stephanie Padilha
http://www.teafortwo.com.br/adorevintage/?p=306

Paulo Babboni disse...

Gosto muito da idéia de termos um Ronaldo buscando as raízes do folclore, da literatura, das nossas origens...
Assim como gosto da idéia de termos um "Lacroix tupiniquim" na figura do André: exagerado, espetacular, assumidamente over.
Mas como diria a outa, entre a teoria e a prática existe uma distância intergalática.
Sei lá, talvez meu tempo tenha passado.
Um abração!

Karine Siqueira disse...

Oi Paulo,Como está ? Morro de saudades...
Adorei seu texto, não concordo em tudo, mas sua opnião é consistente... Anos de estrada né amigo.
Postei um texto sobre a mesma coleção no meu blog, depois passa lá e me diz o que achou.
Muitos beijos e nos vemos em nossa formatura ok?!?!?

Paulandre disse...

Oi Karine, obrigado pela visita. Vou te visitar! bjs =)